terça-feira, 29 de novembro de 2011

Um exemplo de vontade popular (O retorno dos Apinagés)

Aconteceu recentemente em Belém um ótimo exemplo de força e união, uma luta pela vontade popular sobre a tirania de alguns de nossos políticos. A queda de braço entre o vereador Gevársio Morgado (PR) e o movimento popular apartidário Sempre Apinagés, que vinha acontecendo nos últimos meses, teve um desfecho hoje.
Povo não aceitou a mudança
Tudo começou quando um projeto apresentado pelo vereador acima citado trocou o nome da Travessa Apinagés pelo nome de um empresário da cidade, falecido no ano passado. Para muitos a troca foi arbitrária, uma vez que feria o patrimônio cultural da cidade e não houve a consulta popular.
O movimento pressionou o vereador Morgado e a Câmara Municipal de Belém (CMB) pelo retorno do antigo nome que fazia homenagem, como muitas outras ruas de Belém, a uma das nações indígenas que aqui habitavam. A decisão foi unânime (28 a 0), e alguns moradores que vivem na avenida há mais de 40 anos, e que estavam presentes na CMB, optaram por chamar a travessa não apenas de Apinagés, mas de Travessa dos Apinagés.
O brado popular deve ser ouvido
Este movimento é um exemplo de como o povo pode ser forte quando preciso. É importante sempre bater na mesma tecla, observe em que você votou, cobre, compareça na CMB, faça valer seus direitos. Uma pessoa sozinha pode ser apenas uma voz, mas um grupo organizado e que sabe o que quer, pode ser um brado retumbante nos ouvidos dos políticos. Hoje a vitória foi em busca de nossa identidade cultural, amanhã pode ser para melhorias na educação, saúde, segurança pública, melhores condições de vida, melhores salários...

Nenhum comentário:

Postar um comentário