domingo, 13 de novembro de 2011

Poluição sonora, sintoma de um mal maior

A poluição sonora é um sintoma de uma sociedade doente. A sociedade brasileira parece estar em processo de decadência acelerada. Falta estrutura para diversas áreas primordiais como saúde e educação. A falta de educação de algumas pessoas afeta diretamente o bem estar e saúde de outras pessoas. O que falta para a sociedade é se conscientizar de que barulho incomoda a todos, e respeito e fundamental para uma boa convivência.
Hoje acordei ao som de fortes bastidas. O vizinho resolveu trocar o piso da casa dele ou algo do gênero. Sete horas da manhã de um domingo e os pedreiros, que não têm culpa de nada, batem, martelam, trabalham em ritmo de chicotadas, afinal o chefe chega da praia amanhã e quer ver tudo pronto.
Moro em uma rua movimentadíssima, durante a semana o som dos carros e buzinas são bastantes ensurdecedores. Os motoristas gritam, xingam, saem na contra mão e sempre, sempre estão certos. E para ‘alegrar’ todo esse caos, esse mar de mal educação, o carro som anuncia alegremente a subcultura das aparelhagens ‘mulheres e universitários não pagam até meia-noite’ grita o homem pela caixa acústica.
Onde quer que essa festa aconteça, os organizadores do evento não vão se importar nem um pouco se as ‘músicas’ vão incomodar os vizinhos ou não, o que eles querem é ganhar dinheiro de um povo que, infelizmente, sequer sabe se divertir. Um povo que vai voltar depois da festa fazendo barulho pela madrugada, atiçando cachorros, quebrando garrafas e muitos dos quais, assaltando pessoas que saem nas primeiras horas do dia para trabalhar. Trabalhadores cansados que não tiveram uma boa noite de sono, por conta da ‘música’ que tocava alto.
Vendedores ambulantes, carro-som, construções, carros com música alta, lojas com caixas acústicas anunciando promoções, celular no ônibus barulho para dar e ensurdecer. Nada de errado na opinião de muitos, faz parte desse cotidiano ‘maluco’ alegam outros, nada além da boa e velha liberdade de expressão. Bom, a meu ver isso é mais um sintoma de uma sociedade doente, falta-nos amor, compaixão e acima de tudo respeito ao próximo. Faltam-nos políticas que nos ensinem a conviver em sociedade, uma sociedade sadia onde um enxergue o outro, e não que andemos vendados por um mundo de poeira barulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário