sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Preconceito: uma ferida aberta em nossa nação

O Brasil deveria ser um país sem preconceitos. Infelizmente isso é utopia. Há quem promova correntes de ódio nas redes sociais. Para muitas pessoas do Sul e Sudeste, os Nortistas e Nordestinos não passam de estorvo para a economia brasileira. Acho inacreditável que esse tipo de preconceito exista em um país multicultural como o Brasil, depois de toda nossa história de colonos, massacres indígenas, escravidão e discriminação, tudo o que não precisamos são demonstrações de ódio e preconceito nas redes sociais.
Uma usuária do twitter deflagrou comentários preconceituosos e racistas contra nordestinos (racismo não é crime?) na noite de ontem e manhã de hoje (09/12). O pior é esse tipo de atitude acaba atraindo outras pessoas que pensam da mesma forma que ela. Eu não entendo como pode as pessoas falar tanto de desenvolvimento do Brasil, com tanto preconceito e ódio embutido?
Infelizmente o preconceito é uma via de mão dupla. Algumas pessoas levantam a bandeira contra o preconceito exaltando o que o povo nordestino tem de melhor, como as praias, o calor humano, o carnaval, a alegria de um povo. Enquanto que outras pessoas fazem ataques igualmente preconceituosos contra os sulistas. O que é necessário entender é que não se deve combater ódio com ódio.
Nem todas as pessoas do Sul compartilham da opinião dessa moça, assim como nem todas as pessoas do nordeste compartilham de opiniões de ódio contra as demais regiões. Na cola de tudo isso, vem a galera da ‘liberdade de expressão’. Eu já disse antes que todos têm o direito de falar o que bem entender, desde que se responsabilize pelo o que foi dito.
O que essa garota postou vai muito além de opinião pessoal, o que ela escreveu é de uma periculosidade neonazista. Acho que se as pessoas tivessem um acesso melhor à educação de qualidade, elas não cometeriam os erros de outras nações como a xenofobia e preconceito.
É triste ver que a noção de nação quase não existe em nosso país. Como crescer com tanta desunião? Alguns sulistas reclamam que ‘sustentam’ o nordeste. Mas não é dever de uma nação zelar pelas regiões mais carentes? De onde vem tanto individualismo? Isso eu não saberia como responder, mas talvez essa atitude individualista justifique o motivo de tanta corrupção. Talvez esse ódio e preconceito, essa desunião explique porque há tanta gente desviando dinheiro sem o menor peso na consciência. Afinal, se não houvesse tanta corrupção talvez o norte e nordeste não fossem tão necessitados de ajuda.
Devemos ser conscientes de que somos um povo, devemos combater todo tipo de preconceito e discriminação. Contudo, devemos combater de forma inteligente, e não com a mesma moeda. Eu tenho certeza de que esses sentimentos tão pobres não são da maioria desse povo genuinamente brasileiro. Sejamos filhos unidos, façamos de nossa mãe pátria, cada vez mais gentil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário