sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O caos nosso de cada dia no trânsito

Falta de respeito no trânsito

Hoje foi um dia daqueles em que o subúrbio engarrafou! Sim, foi-se o tempo em que congestionamentos eram exclusividade do centro de Belém, hoje em dia o subúrbio também é chic, e vive seus minutos de caos como toda grande metrópole do Brasil. Você pode até dizer que isso é normal e que nossos congestionamentos não são grande coisa se comparados com os de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. A questão é, até quando a prefeitura vai ficar parada vendo o transito lentamente parar?
Há tempos que o entroncamento é um cartão de visitas problemático. Mesmo antes da construção da rotatória, a tragédia já era anunciada. Fizeram projetos, o dinheiro foi liberado e um pouco foi feito. E como de costume, o pouco feito foi insuficiente para sanar o problema. O trânsito é intenso demais e muitas pessoas não são preparadas para usar rotatória pelo simples fato de não serem bons motoristas. E mais uma medida paliativa foi implementada.
Deve-se lembrar que alem do complexo viário do entroncamento, foi gasto uma fortuna para erguer o Pórtico Metrópole. Uma obra de forma fálica de extremo mau gosto, que mais serve para lembrar o patriarcalismo e coronelismo que infelizmente ainda vivemos. A obra foi criada com a promessa de desafogar o trânsito do entroncamento e proximidades, mas infelizmente, outra obra paliativa.
Rua da Marinha congestionada
É claro que não podemos esquecer que o motorista tem grande parcela de culpa nesse caos do qual o transito de Belém vem se tornando. Falando claramente, tem muita gente sem capacidade de dirigir por aí, isso somado a falta de educação imprudência na certa. Muitos motoristas estavam correndo pelas vielas do conjunto onde vivo e por pouco uma criança não foi atropelada. No fim da tarde do hoje o transito aqui na vizinhança estava assim: ônibus não respeitava carro menor, ninguém respeitava o pedestre, o pedestre corria na frente do carro, bicicletista pensava que estava em moto, era um caos absoluto.
Congestionamento perto da rotatória
Às vezes tenho a sensação de que o poder público está esperando Belém parar e mais pessoas morrerem para fazer algo, não é possível que eles não estejam vendo o caos aí nas ruas. O poder público levou uma vida para construir a rotatória do entroncamento, e até onde lembro, no projeto original havia dois elevados que ficaram de fora da obra, e agora a prefeitura vem dizer que vai construir os mesmos no próximo ano, mas em quanto tempo?
O incrível nisso tudo é que a cidade está crescendo para esse lado pós entroncamento, o transito vem ficando cada vez mais caótico, a ciclovia que iria até Icoaraci ficou pela metade, a Rodovia Augusto Montenegro está se deteriorando, e em alguns pontos o transito segue lento, principalmente no cruzamento perto do supermercado Líder.
A cada dia que passa a situação piora, não sou engenheiro de trânsito, mas parece que se nada for feito vai chegar um momento em que tudo vai parar. E é de todo um sistema que falo, para termos um transito melhor precisamos ter vias melhores, agentes de transito capacitados, sinalização, políticas públicas que conscientizem o motorista a dirigir melhor, ser mais educado e paciente. Hoje ficamos parados vendo isso acontecer, amanhã poderemos estar parados dentro de um carro em um engarrafamento (isso se não for em um ônibus lotado). Infelizmente o transito em Belém está igual a cara do progresso brasileiro, segue lento e de mãos dadas com a pouca educação que temos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário