sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pais, crianças, educação e tecnologia

O acesso à Internet faz parte da educação da criança? Há quem pense que basta por comida na mesa, comprar roupas, e mandar para escola. Contudo, os pais são parte fundamental no desenvolvimento da criança. São eles que vão ajudar a construir um cidadão crítico e prepará-lo para exercer sua cidadania. Com o fácil acesso à informação, tecnologia, redes sociais, enfim, a um mundo do qual muitos dos pais não estão acostumados, esse papel ganhou importância maior. O uso adequado, as redes sociais, a prevenção dos males do mundo virtual e os aparelhos de acesso devem ser claramente discutidos com a criança.
Tudo Conectado
Assim como muitos de nossos pais foram recriminados por causa do excessivo uso da televisão, alguns pais de hoje recriminam os filhos por usar a Internet em demasia. O que muitos pais (inclusive pais na faixa entre 20 a 30 anos) não conseguem entender é que a Internet não é uma moda, ou uma febre juvenil. A Internet é um veículo de comunicação que pode ser bom ou ruim. O que vai definir isso é o tipo de educação que a criança está recebendo. É triste ver que há muito usuário que resume a Internet às redes sociais e MSN. Pais que agem dessa forma em frente aos filhos acabam por induzi-los aos mesmos hábitos, privando assim, a criança de muitos benefícios que a rede mundial de computadores pode oferecer.
As redes sociais podem ser fontes de saber cultural
Há quem diga que as redes sociais estão virando domínio de pessoas maliciosas, e que as crianças estariam sujeitas a esse perigo, há quem pense que o Facebook se resume ao CTRL+C e CTRL+V. A verdade é que cabe aos pais educar a criança a como usar as redes sociais. Ensiná-las a não aceitar qualquer pessoa no seu perfil e alertá-las para o fato de que há muitas pessoas que mentem na Internet. As redes sociais podem ser de grande auxílio na formação de um indivíduo critico. Há fóruns dos quais qualquer pessoa pode participar e promover debates sobre diversos assuntos. O Facebook, a mais popular rede social, contém muitas páginas com informações variadas e culturas de diversos pontos do mundo. É uma ferramenta que vai muito além de ‘curtir’ o status do colega, é uma área de compartilhamento de idéias, conhecimento e cultura. Conhecer e aprender sobre cultura seja nacional ou estrangeira, é expandir horizontes.
Uma coisa preocupante na Internet é que a cada dia vemos mais e mais mensagens de ódio. Esse tipo de intolerância, seja ela étnica, religiosa, política ou cultural, deve ser combatida, infelizmente não há como proteger a criança disso. Nesse caso, o diálogo é uma ferramenta importante no combate à intolerância e preconceito. Os pais devem ser amigos e educadores, e estar sempre disponíveis para esclarecer o mundo para a criança. Uma criança bem informada será o adulto responsável do amanhã.
A tecnologia faz parte da vida
Os aparelhos tecnológicos também são considerados vilões, há quem diga ‘Na minha infância eu brincava de pião’, tudo bem, mas a realidade hoje é outra. Não se pode educar a criança hoje como há 30 anos, nem dizer que os jovens estão corrompidos por causa do acesso à tecnologia. Laptops, smartphones, tablets, entre outros são ferramentas do nosso dia a dia. Não há como dizer que eles são vilões quando na verdade eles são ferramentas que facilitam a nossa vida, educação e preparo da criança para lidar com isso é preciso.
União e preparo faz a diferença
Volto a bater na mesma tecla, o problema não é a rede e os meios de acessá-la, e sim a falta de informação. Os pais devem informar-se sobre aparelhos e instruir os filhos de como usá-los. O diálogo é a palavra chave para o preparo da criança frente a tanta informação. Amizade e educação podem mudar o mundo e preparar a criança para viver em um mundo onde tudo está conectado e ao alcance de um toque.

Um comentário: