quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Travessa Apinagés e a vontade popular

Recentemente a travessa Apinagés teve seu nome trocado para Travessa Jerônimo Rodrigues, em projeto apresentado pelo vereador Gervásio Morgado (PR) e aprovado na câmara por 24 votos a 4. Para que possa ser feita a mudança de nome de logradouros públicos, é necessária uma consulta popular. Aparentemente não foi feita nenhum tipo de consulta com os moradores da Travessa e adjacências. Muitas pessoas em Belém sequer sabem da mudança enquanto outros se sentiram ultrajados alegando assassinato cultural. Nos últimos meses diversas pessoas vêm se mobilizando através de abaixo assinado como uma tentativa de trazer de volta o nome da Rua Apinagés.
Existem muito poucas homenagens às nações indígenas ao longo de nossa estória. Pela cidade podemos ver Timbó, tupinambás, Mundurucus entre outras ruas que lembram que estas nações estiveram aqui antes de nós. Estas são homenagens legítimas sem nem um tipo de fim lucrativo, onde tudo o que se anseia é lembrar-se de povos que são os habitantes originais desta terra. Lembrá-los é manter viva a memória de um povo.
Contudo, esquecer estes nomes com o intuito de homenagear empresários, instituições e políticos, nada mais é do que atos com fins lucrativos sejam eles eleitoreiros, demagogos ou financeiros.
Os nossos políticos parecem estar deveras preocupados com tais homenagens à chamada elite de Belém. Talvez eles não saibam o papel de um vereador, pois a sensação que temos é de que os políticos defendem interesses da iniciativa privada, e, eventualmente, eles mesmos e esquecem que há um povo que confiou neles e que no fundo, em muitos casos, foram enganados.
O ato de trocar o nome das ruas de Belém que representam nossa história é um desprestígio para com toda uma população e sua memória. Amanhã (20/10) será feita uma sessão especial na câmara municipal de Belém (CMB) para discussão do tema acerca da volta do nome Apinagés. Esperemos que desta vez os vereadores entendam a vontade do povo e o atenda sem mais delongas. 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, estou seguindo. Aqui no Marco mudaram a 25 de Setembro para Romulo Maiorana. Consultaram o povo? Claro que não. Estão destruindo nossa história em troca de interesses particulares. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essa é uma realidade. Mas não devemos nos calar perante essas arbitrariedades. A vontade do povo deve ser sempre mantida. Obrigado, e continue comentando.

    ResponderExcluir